quinta-feira, 12 de maio de 2011

SÃO PAULO GANHA PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE PARA REDUZIR ATROPELAMENTOS - CET SP

Em 2010, a cidade de São Paulo registrou 7.007 atropelamentos resultando na morte de 630 pedestres. Apesar de representar uma queda em relação ao ano anterior, esse número corresponde a 46,4% das 1.357 mortes em decorrência de acidentes de trânsito na cidade. Pesquisas mostram que o fator humano, relacionado a comportamento, é a principal causa de 90% dos atropelamentos. Se, por um lado, os motoristas têm certeza da sua impunidade, por outro, os pedestres, sempre apressados, atravessam em qualquer ponto, pois sabem que na faixa de travessia não têm preferência.

Para reduzir o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito na cidade, a Prefeitura de São Paulo lança o Programa de Proteção ao Pedestre. A meta é reduzir entre 40% e 50% os atropelamentos e as mortes de pedestres até 2012.

A preocupação com as mortes relacionadas ao trânsito é mundial. A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em março do ano passado, estabeleceu o período 2011‐2020 como a Década de Ação para Segurança Viária. Estudo realizado em 2009 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) registrou 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Se nenhuma ação for empreendida, o número de vítimas fatais em todo o mundo poderá chegar a 1,9 milhão até 2020. O objetivo da década é estabilizar e em seguida reduzir em até 50% o número de mortos e feridos em consequência dos acidentes de trânsito.

O balanço de acidentes fatais de trânsito da cidade de São Paulo aponta que, apesar de algumas áreas com grande densidade de pedestres concentrarem o maior número desse tipo de acidente, os atropelamentos ocorrem em todo o município. Além disso, 83% dos pedestres mortos estavam atravessando a rua, 10% estavam parados ou andando na pista e 7% estavam sobre a calçada.

O espalhamento geográfico e a análise das condições dos acidentes mostram que chegou o momento de atacar o problema de forma definitiva. A Secretaria Municipal de Transportes já vem adotando medidas para reduzir o impacto dos atropelamentos nas estatísticas. Além do programa Travessia Segura, durante o segundo semestre de 2010 foram sinalizadas 4.245 faixas de pedestres. Além disso, entre 2010 e março de 2011, foram implantadas 450 travessias iluminadas. Em 2011, a meta é iluminar 360 novas travessias.
Agora, com o Programa de Proteção ao Pedestre a idéia é criar uma cultura de respeito ao pedestre, utilizando uma ampla campanha educativa, reforçando a fiscalização e adotando algumas ações de engenharia.

ZONAS DE MÁXIMA PROTEÇÃO AO PEDESTRE

A principal estratégia da Secretaria Municipal de Transportes é a criação de Zonas de Máxima Proteção ao Pedestre (ZMPPs). As áreas onde os esforços serão concentrados representam 1% do território da cidade, mas respondem por 11,5% de todos os atropelamentos e são polos de concentração de pedestres.

Para implantar a campanha em 8 ZMPPs (Centro - região da Av. Paulista, Expansão, Santana, Brás, Penha, Lapa, Santo Amaro e Pinheiros) serão adotadas medidas educativas, de engenharia de tráfego e de fiscalização.

O Programa de Proteção ao Pedestre será lançado, inicialmente, no espaço compreendido pela região Centro - região da Av. Paulista, uma área de 14 quilômetros quadrados, semelhante à do município de São Caetano do Sul.

Nesta área, existem 300 cruzamentos semaforizados, sendo que 224 deles possuem estágio ou tempo exclusivo para travessia de pedestres. Nos outros 76 cruzamentos, as conversões dos veículos deverão ser realizadas de forma compartilhada, onde os condutores deverão respeitar a prioridade de passagem do pedestre. Nessa área, haverá mais de cem agentes de trânsito que atuarão em cruzamentos semaforizados e não semaforizados para orientar motoristas e pedestres. Abaixo, algumas das ações que serão implementadas para o programa:

-  Instalar 102 faixas de pano com os dizeres "Respeite o Pedestre";

- Atuação de 77 orientadores de travessia, que trabalharão das 9h às 15h, nos cruzamentos com maior densidade de pedestres nas áreas onde a campanha será iniciada. Algumas travessias que serão monitoradas pelos orientadores são: cruzamento das avenidas Ipiranga com São Luiz; da Av. São Luiz com as ruas Xavier de Toledo, da Consolação e Martins Fontes; da Rua Líbero Badaró com o Viaduto do Chá; das avenidas Brigadeiro Luiz Antônio com a Paulista; na Praça João Mendes (em frente ao Fórum); das ruas da Consolação com Maria Antônia; das avenidas São João com Ipiranga; da Av. Paulista com a Rua Pamplona e a travessia em frente ao Conjunto Nacional (na Av. Paulista); 

-  Apresentações da peça "O Céu Já Tem Anjos Demais" em escolas de Ensino Médio;

Presença de equipe de mímicos que irão se revezar nas travessias das ruas Líbero Badaró e Xavier de Toledo com o Viaduto do Chá das 9h às 15h nos dias 11, 12 e 13 de maio, indo para outros locais a partir do dia 16;

- Apresentações de equipe de "teatro na rua" na praça do Patriarca, na travessia das ruas Barão de Itapetininga e Conselheiro Crispiniano e no parque Trianon, indo para outros locais a partir do dia 16;

- Treinamento dos motoristas de ônibus, ônibus fretados, peruas escolares e de taxistas;

Dar prioridade educacional às instituições de ensino, entidades de atendimento a idosos e de pessoas portadoras de necessidades especiais, além de organizações empresariais existentes nas ZMPPs;

- Realização de palestras de educação de trânsito em empresas;

- Divulgar através dos programas educativos do CETET, inclusive em cursos de Ensino a Distância (EAD), e do trabalho em redes sociais, os conceitos e princípios que norteiam o Programa de Proteção ao Pedestre, priorizando as palestras, cursos de direção defensiva e de pilotagem segura para empresas situadas nas ZMPPs;

Promover o tema "Pedestre" no 3º Prêmio CET de Educação de Trânsito, concurso realizado em 14 categorias;

Colocar no ar o blog CET - Educação e Segurança no Trânsito, e abrir comunidades de discussão no Orkut.

Quanto às ações de engenharia previstas pela Secretaria Municipal de Transportes na região estão, entre outras:

Manutenção de 513 faixas de travessia de pedestres;

Implantação de 43 novas faixas de travessia;

Iluminação de mais 60 faixas de travessia;

Substituição de 63 semáforos de pedestres por equipamentos com contagem regressiva;

- Adequação dos limites de velocidade à segurança dos pedestres;

Implantação de 470 placas educativas "Na Conversão Prioridade Sempre do Pedestre".

Entre as medidas operacionais previstas no Programa de Proteção ao Pedestre, 108 agentes da CET irão operacionalizar os cruzamentos onde existem travessias que apresentam conflito ou necessidade de negociação entre veículos e pedestres, com presença efetiva nos cruzamentos das 7h às 20h. Policiais Militares do Comando de Policiamento de Trânsito também auxiliarão na implantação e fiscalização do programa.

No início da implantação do Programa de Proteção ao Pedestre, os agentes de trânsito irão orientar condutores e pedestres a respeito das regras de convivência. Após esta fase inicial, será iniciada a fiscalização de trânsito.

Companhia de Engenharia de Tráfego - São Paulo - 11/05/2011

NA TELA DE UM COMPUTADOR TUDO QUE SE DIZ É TUDO MUITO BONITO MAS NA PRÁTICA A REALIDADE É BEM DIFERENTE POIS COMO EU DISSE ANTERIORMENTE "A MAIORIA NÃO ESTÁ NEM AÍ COM A HORA DO BRASIL!"

POR MAIS QUE OS AGENTES SE ESFORCEM, A CET NÃO ATUA NA FORMA COMO DEVERIA, NENHUMA ADMINISTRAÇÃO DÁ A DEVIDA ATENÇÃO AS VERDADERIAS NECESSIDADES DA CIDADE E DE SEUS AGENTES QUE, SÃO POUCOS PARA UMA CIDADE DO TAMANHO DE SÃO PAULO.

E TUDO ISSO POR QUE? SIMPLESMENTE PORQUE SEU PRESIDENTE, DIRETORES, GERENTES, OU SEJA, OS QUE NÃO SABEM O QUE É A REALIDADE DAS RUAS E SÓ CONHECEM AS MESAS E CADEIRAS DE SEUS GABINETES, NÃO SÃO CONCURSADOS MAS SIM PESSOAS DE CONFIANÇA (?????) DO PREFEITO E NINGUÉM QUESTIONA CONHECIMENTO TÉCNICO PARA OCUPAREM TAIS CARGOS.

EXEMPLO CLARO DISSO FOI A PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO DE ALEXANDRE DE MORAES, ADVOGADO E JURISTA (ADMINISTRANDO TRÂNSITO E TRANSPORTE?????), ADMINISTROU A CET E A SPTRANS, INVENTOU AS DESCULPAS MAIS ESFARRAPADAS POSSÍVEIS E CONSEGUI APROVAR A QUASE QUE PLENA EXTINSÃO DE UM SERVIÇO COM MAIS DE 30 ANOS NA CIDADE: FRETAMENTO POR ÔNIBUS, FAZENDO COM QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO ABSORVESSE A IDÉIA DE QUE O ESPAÇO DAS RUAS É DOS CARROS. INSATISFEITOS, ESTA MESMA ADMINISTRAÇÃO COMEÇOU A PERSEGUIR OS CAMINHÕES, OS VILÓES DA VEZ.

MUITO SE FEZ PARA MULTAR ESTES DOIS VILÕES FICTÍCIOS ENQUANTO A FROTA DE VEÍCULOS AUMENTAVA DESORDENADAMENTE SEGUIDA DE UM SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO CADA VEZ PIOR.

RESUMINDO, ENQUANTO SE DEIXOU OS OLHOS VOLTADOS PARA 2 VILÓES FICTÍCIOS DO TRÂNSITO, OS VEÍCULOS PARTICULARES, MAIORES RESPONSÁVEIS PELOS CONGESTIONAMENTOS, ATROPELAMENTOS E OUTRAS BARBÁRIES, PASSAM IMPUNES AOS OLHOS DA LEI.

E QUE GARANTIA DE QUE TUDO QUE A CET PUBLICOU COM RELAÇÃO A PROTEÇÃO AO PEDESTRE SURTIRÁ REALMENTE EFEITO? NENHUMA.

PRIMEIRO PORQUE ATÉ AGORA NÃO ENTROU NINGUÉM EM SUA ADMINISTRAÇÃO QUE REALMENTE ENTENDA AS VERDADERIAS NECESSIDADES DE SEUS AGENTES E DA CIDADE. FALTA CONHECIMENTO TÉCNICO DAS PESSOAS QUE OCUPAM OS CARGOS GERENCIAIS.

SEGUNDO PORQUE A PREFEITURA VIROU EMPRESA, NÃO QUER GASTAR, FAZENDO ECONOMIA COM NOSSO DINHEIRO, ARRECADADO DOS DIVERSOS E ALTÍSSIMOS IMPOSTOS QUE PAGAMOS. ELA ECONOMIZA NA CET DEIXANDO DE CONTRATAR MAIS AGENTES OU INSTALAR EQUIPAMENTOS ADEQUADOS PARA COIBIR OS ABUSOS NO TRÂNSITO. ECONOMIZA NA SPTRANS, DEIXANDO DE COLOCAR MAIS ÔNIBUS PARA ATENDER A POPULAÇÃO, DEIXANDO DE CRIAR NOVAS LINHAS, NÃO DEIXANDO AS EMPRESAS DE ÔNIBUS TRABALHAREM. SEM DEIXAR DE FALAR QUE AS EMPRESAS ENTRAM COM O BOLO E A PREFEITURA COM A CEREJA PORÉM ESTA, COME A MAIOR PARTE DO BOLO SOZINHA.

TERCEIRO, PORQUE POR MAIS QUE SEJA VERDADE QUE HAVERÁ FISCALIZAÇÃO SUFICIENTE PARA PROTEGER A INTEGRIDADE DO PEDESTRE, AINDA FALTAM PENAS DIGNAS DE SEREM RESPEITADAS. COMO EU DISSE VÁRIAS VEZES NOSSAS PENAS PARA INFRAÇÕES E CRIMES DE TRÂNSITO SÃO UMA PIADA DE MAL GOSTO.

NA CIDADE DE SÃO PAULO PELO MENOS, É MELHOR VOCÊ DIRIGIR BÊBADO DE QUE SER MOTORISTA DE ÔNIBUS FRETADO JÁ QUE PARA A 1ª OPÇÃO, SE VOCÊ FOR FLAGRADO, NÃO PAGARÁ NEM R$ 1.000,00 ENQUANTO PARA A 2ª OPÇÃO, SE VOCÊ FOR FLAGRADO DENTRO DA ZMRF, O MOTORISTA TEM QUE PAGAR NADA MENOS QUE R$ 2.500,00 DE MULTA.

RESULTADOS EM TUDO ISSO QUE A CET ESTÁ PROPONDO? POSSO ESTAR ENGANADO MAS, VOU MORRER E NÃO VOU VER.

SÓ ESPERO NÃO MORRER EM ACIDENTE DE TRÂNSITO OU ATROPELADO, JÁ QUE SOU MOTORISTA PROFISSIONAL E PEDESTRE CORRO OS DOIS RISCOS NESTA CIDADE.